"O SÓTÃO, uma casa imaginária" é a instalação que ocupa o último piso da Casa Ferolla. Concebida e realizada pelo Estúdio Veste, apresenta a 4ª edição do PANO TERRITÓRIO: delicados tecidos bordados que dão suporte aos registros originais de projeto do arquiteto Ângelo Alberto Murgel, plantas e fachadas da icônica casa da esquina das ruas São Domingos do Prata e Leopoldina, no bairro Santo Antônio, em Belo Horizonte/MG.
A planta de uma casa é algo que não se vê, mas tá ali. Sob, ao redor, ou dentro. Projetá-la em matéria palpável é dar corpo ao imaginário e estabelecer um rastro do que foi vivido. Linha branca sobre tecido branco e uma imensidão de suposições - estilo de vida, hábito, cotidiano. Tal qual o inconsciente, não é bem (ou aqui, somente) sobre lugar. É sobre instância, acontecimento. É também ocupar, permanecer.
As peças, que chamamos de PANO TERRITÓRIO, podem compor um enxoval doméstico clássico ou igualmente cobiçam o lugar do não-utilitário, do contemplativo e da fruição.
Em sua versão exclusiva e comercializável, a bandeira exibe a fachada principal em bordado branco sobre tecido branco.
Edição limitada com apenas 30 exemplares numerados, o PANO TERRITÓRIO serve como uma elegante representação, sutil e subjetiva, da memória da casa e da CASACOR Minas 2023.
_bordado mecânico em tecido de algodão
_bandeira tamanho 80 x 80 cm
_pode acompanhar suporte metálico exclusivo
- - - - - sobre a obra
Para desenvolver o PANO TERRITÓRIO, nosso processo de criação começa inspirado pelas palavras: tempo, memória, lugar, território, cidade, narrativa, padrões, repetições, contrastes, texturas, sobreposição.
Destacamos esse conjunto de referências e associamos ao nosso repertório dos fazeres cotidianos e modos de morar, aos objetos de casa, à nossa atenção ao espaço arquitetônico e a curiosidade com a história das cidades e suas gentes.
O morim, tecido de algodão branco, trama aberta e pouco nobre, foi escolhido como suporte para receber os desenhos em bordado mecânico. Tem inspiração nos bordados de enxovais antigos, feitos tradicionalmente à mão e de forma muito refinada - linha branca sobre tecido branco - porém, a escolha do material e o processo de estampa mecanizada alude à etapa de estudo, pesquisa e das linguagens contemporâneas.
As plantas e desenhos técnicos de fachadas, delineamentos da base e estrutura invisível dos prédios foram escolhidas para ser uma síntese do que se refere à memória imaginativa do ambiente arquitetônico e seu efeito nos modos de viver e ocupar as cidades.
Ocupamos o SÓTÃO com bandeiras que trazem desenhos das fachadas e dos 3 pavimentos da casa, destacando o fato desse ambiente ter sido ocupado pelo filho caçula e único menino da família, José Eduardo Ferolla, que por isso o teve como seu quarto de dormir e, depois de adulto, também como lugar de trabalho.
arte . souvenir
PANO TERRITÓRIO . CASA FEROLLA . 2023
Estúdio Veste para CASA COR / Minas Gerais
Ouça a trilha-poema:
Commentaires